A incrível tradição irlandesa do Saint Patrick’s Day

St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício, é uma tradicional festa irlandesa comemorada 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte.

Leia também: 6 passeios incríveis para fazer em Drogheda

A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.

O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul.

Devido a paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração.Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.

O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais. Certamente, é a data onde pode se encontrar a maior quantidade de bêbados pelas ruas.

O trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega. Era um ato meramente religioso até, que, em 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. Desde então, virou regra: todo dia 17 de março – feriado nacional – os irlandeses festejam São Patrício de verde.

O chopp verde foi criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Para chegar a coloração, adiciona-se uma dose de menta a bebida. Outras bebidas consumidas normalmente na data são a cerveja Guinness e o whiskey irlandês.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa tradição irlandesa? Quer viver essa experiência incrível?  Então garanta já o seu intercâmbio e estude inglês por 25 semanas em Drogheda por apenas R$ 9.997,00 ou em boleto bancário em até 12x de R$ 833,09.

Quer tirar mais algumas dúvidas?

Liga pra gente que temos um consultor especializado para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio.

Fonte: www.manualdohomemmoderno.com.br