Descubra algumas curiosidades sobre o Canadá

O Canadá é um destino para todos os tipos de viajantes. Em Toronto, por exemplo, dá para curtir um clima cosmopolitano cheio de estilo, com boas opções de compras, gastronomia e vida noturna. Em cidades como Montreal e Quebec, por sua vez, os turistas se encantam com construções clássicas e um certo ar europeu.

Descubra  mais curiosidades sobre esse pais que encanta a todos:

Idioma
Quem pretende morar por um tempo no Canadá pode aprender dois idiomas sem ao menos sair do país. Isso porque o território foi colonizado por imigrantes ingleses e franceses. Na província de Quebec, que abriga as cidades de Montreal e Quebec, a língua oficial é o francês. Já nas províncias de Ontário e British Columbia, o idioma dominante é o inglês.

Ônibus
Quem está acostumado com os sistemas de transporte público do Brasil encontra algumas peculiaridades na hora de andar de ônibus no Canadá. As diferenças começam no ponto, já que não é preciso dar sinal para o veículo parar. Se alguém estiver no local, o motorista é obrigado a fazer a parada. E funciona numa boa, simples assim.

Também é possível notar diferenças dentro dos veículos, que não contam com cobradores. Se quiser, o passageiro pode comprar o bilhete avulso em lojas de conveniência, optar por passes mensais (alguns dão direito também ao uso de metrôs e trens) ou pagar na hora – basta depositar as moedas em uma máquina que fica em frente à porta de entrada.

Os ônibus são equipados com câmeras de segurança, ar-condicionado e um painel digital que indica ruas pelas quais o veículo está passando ou as próximas paradas – em alguns casos, elas também são indicadas por mensagens sonoras e na hora de descer, o passageiro puxa a cordinha ou aperta um botão.

Diferentemente dos veículos brasileiros, muitos ônibus canadenses não abrem as portas automaticamente por questões de segurança. Assim que o coletivo parar, uma luz verde irá indicar que a pessoa já pode descer e basta empurrar o centro da porta.

Tomadas
A voltagem oficial do Canadá é 110V ou 120V. O formato das tomadas é diferente do encontrado no Brasil (três pontas arredondadas) – ele tem duas pontas retas e uma arredondada na parte central. Para resolver o problema de incompatibilidade, basta comprar um adaptador.

Costumes
Os canadenses são educados e simpáticos. Basta colocar os pés no país para escutar várias vezes palavras como “sorry” (desculpe), thank you (obrigado) e please (por favor). Se você não está acostumado a usar esses termos no Brasil, vale a pena adotá-los no Canadá para não ofender a população ou ser taxado de mal educado.

Eles também são bastante solícitos com turistas. Se estiver perdido, não hesite em parar alguém na rua e pedir informações. Como eles são diretos, se você fizer algo que incomoda alguém, é bem provável que chamem a sua atenção. Mas não fique bravo, pois esse tipo de atitude não é visto como algo ofensivo e na verdade, funciona como uma ação construtiva de cidadania.

Fonte: www.dgabc.com.br